Essa residência ganhou espaço no coração do escritório! Com mais de 350m² de área construída, e um terreno de mais de 500m², fomos contratados para realizar a etapa de acabamentos dos ambientes internos e externos.
Uma casa com essas proporções, requer profissionais qualificados para essa fase da obra, pois são muitas variações de uso, piso quente, piso frio, marcenaria, marmoraria, tapeçaria...Deixa qualquer proprietário de cabelos arrepiados!
Entramos então com os nossos estudos, criando intervenções que humanizassem os ambientes, trazendo conforto e harmonia. Confira abaixo nossa primeira etapa de estudos:
SALA DE ESTAR
A primeira abordagem foi a sala de estar: o primeiro ambiente que visualizamos ao adentrar a casa.
Com um pé direito arranhando os 5 metros, encaramos um paredão, cercado por uma janela, o acesso para a sala de jantar, e o guarda corpo do pavimento superior.
Então surge a primeira pergunta: "Como ocupar esse paredão, mantendo a forma clean?" e lá do fundo, vem a Portinari nos salvar, com o revestimento Forma da linha Sensorial, dando um luxo de acabamento, e combinado com a iluminação de led, trouxe várias nuances de formatos.
O cliente queria uma lareira na sala de estar, então agregamos um piso bordeado, que se alonga por toda a lareira, num revestimento de porcelanato reflexivo. Escolher o formato do porcelanato também foi um desafio, pois ninguém gosta de rejunte e recortes, né? Então optamos por formatos grandes, com o mínimo de recorte possível, sendo a linha Sinfonia, da Portinari, a escolhida para nos acompanhar nessa sala.
Os vidros, por ter a necessidade de suprir grandes vãos, possuem 2 juntas metálicas, permitindo que sejam de correr, agregando ventilação para o ambiente, bonito e funcional! E agora, vamos olhar para outro grande detalhe na sala: o lustre!
O lustre vai ditar o estilo temporal do ambiente tanto quanto os revestimentos; seria um lustre clássico? Um minimalista? Contemporâneo? Optamos então por esse lustre em formato cascata, que deixou com a carinha que queríamos, elegante e moderno.
SALA DE JANTAR
A sala de jantar seguiu os mesmos parâmetros de piso da sala de estar, tendo em vista que são ambientes integrados, sem nenhuma divisória entre si. Como a parte de baixo da escada, abriga uma adega (que tem saída para o outro lado), precisamos criar uma barreira para tampar essa visão, foi onde tivemos a sacada de criar nichos iluminados, com revestimentos sobressaltados, que brincam com a luz jogada neles.
E para alongar o ambiente, um espelho foi proposto para a parede perpendicular aos nichos;
Como dissemos anteriormente, as peças foram escolhidas em formatos grandes, pra não dar espaço pra nenhuma junta no meio da escada, que possui 1,30m de largura.
LAVABO
O lavabo pequeno, que abrange toda a área social da casa, conta com muitas variações de revestimento:
Atras do espelho, o revestimento hexagonal da linha Giardino, da Portinari, contempla tons amadeirados, trazendo aconchego para o ambiente. À sua frente, uma pia de porcelanato Canova Calacata rouba a cena com seus leitos marmorizados, harmonizando com o porcelanato desenhado no chão, e nas paredes.
Uma outra ideia para esse ambiente, foi não perfurar o porcelanato com porta papel, utilizando os assessórios de chão, que são extremamente funcionais e trazem menos danos às peças de revestimento.
COZINHA
A cozinha está bem exposta pra quem entra na casa, por qualquer um dos acessos, então, não poderia ser marcada com simples revestimentos brancos.
Então, pensando na personalidade do nosso cliente, compusemos uma forma mais escura, com tons fortes e linhas retas, para roubar a cena mesmo! Sob a bancada de mdf, colocamos o mármore São Gabriel, e o revestimento da parede da pia ficou pra uma peça quadrada, da Leroy Merlin, que fabrica 3 formatos diferentes, e brincamos com essa forma, mesclando sua posição e distribuição.
Para manter a linearidade, colocamos um cooktop de indução, e um aramado sob a bancada, pra trazer uma cor especial de vegetação.
ÁREA GOURMET
A área gourmet carrega uma grande responsabilidade: abrigar bons momentos! Para isso, deve ser um ambiente confortável, sem muitas poluições visuais, com cores aconchegantes e leves, ventilação entrando e saindo, boa iluminação, e mantendo bons fluxos. Com isso, ficou assim:
A linha Diamante da Portinari, trouxe formatos pequenos e em alto relevo para as paredes em cima da bancada da pia, e da ilha. Os pendentes aramados também buscam aspirar leveza e integração.
Predominando os tons terrosos, criamos uma divisória semi aberta, pois do outro lado estão as portas que acessam a área social (sala de jantar e entrada), e a área privativa (dormitórios). Utilizamos chapas de madeira num sistema de abertura tipo brise soleil, permitindo rotacionar e movimentar elas para que fiquem abertas na medida necessária no momento.
Outra característica que jamais pode ser esquecida, é a do piso. Esse ambiente fica do lado da área da piscina, então entende-se que pessoas molhadas irão entrar ali, e se houver um piso liso reflexivo, acidentes podem acontecer! Com isso, procuramos um piso mais poroso, que seja antiderrapante, e que traga leveza para o ambiente, e fomos parar no piso travertino Bianco, da Villagres.
PISCINA
A área da piscina tem uma vista privilegiada para a cidade de Londrina, e o cliente solicitou que tivesse uma lareira de chão, e bancos, e assim formulamos o seguinte espaço:
Os bancos são feitos de madeira natural, com abrigo para pequenas plantinhas em cima; as mesinhas são graciosidades da Tok Stok, que são super leves e funcionais.
Como essa parte da abertura e revestimento da piscina, e os murinhos das plantinhas, já estão construídos, especificamos plantas altas e baixas para equilibrar o campo de visão, e colocamos um revestimento da Castelatto - Dunas - na parede, que tem como conceito a fluidez das areias da praia, e traz paz e tranquilidade, junto com o movimento da água.
Finalizando assim a proposta para essa área de lazer super aconchegante.
SUÍTE PRINCIPAL
A parte que os clientes mais anseiam: a suíte master.
O único pedido do cliente, era que criassemos um painel de cabeceira, que ocultasse a entrada do closet, e um pequeno canto de estudos.
A solução foi fazer um ripadinho de MDF por toda a extensão da parede, exceto na onde a cama estivesse inserida. Nessa parte, criamos um estofado geométrico, com filetes aleatórios, que futuramente pode abrigar uma iluminação de LED, para efeito arquitetônico.
Para não pesar nenhum lado das mesinhas laterais, inserimos uma planta alta de um lado, e uma luminária de parede de outro, trazendo equilíbrio visual. E na parede, um quadrinho com letras cursivas, que dão um toque romântico para a suíte do casal, com as palavras "Just Love" (Apenas ame).
O espaço de estudos foi criado no pequeno corredor na entrada do quarto, com o mesmo revestimento do painel, para formar uma linearidade na composição.
Os pequenos adornos e luminárias de foco, complementam o móvel, revestido de MDF que imita couro, da Guararapes. E embutido de uma forma bem discreta, um pequeno frigobar se encaixa ao lado da mesinha de estudos.
Gostaram? Visitem nossa página no instagram e no facebook e comenta com a gente suas dúvidas, sugestões e elogios!
Comments